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quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Estudo de avaliação sobre a disciplina de Sociologia Policial ao longo do ano lectivo 2013




Horácio Lembe[1]


Resumo
Este artigo faz referência a noção, âmbito, características e vantagens de um estudo de avaliação de forma a balancear as estratégias implementadas e procura aferir o mérito e as insuficiências da disciplina de Sociologia Policial lecionada no Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais ao longo do ano 2013, com ajuda de um inquérito por questionário auto-administrado submetemos a apreciação dos cadetes a crítica da disciplina. Com efeito, contactamos 60 cadetes e obtivemos uma margem de resposta correspondente a 86,6%, entretanto, foi possível diagnosticar que 50% dos mesmos estudaram Sociologia pela primeira vez, em contrapartida de outros (50%) que já haviam estudado noutros níveis de ensino. 79% Classificam a disciplina de Sociologia Policial como bastante importante e o tema desvios comportamentais obteve mais de ¼ do total de menções (33%). Por outro lado, salientamos que o pano de fundo dos estudos desta natureza é avaliar programas e políticas sócio-educativas com vista a orientar a acção futura.